Ditadura imposta



Marilyn Monroe, Angelina Jolie, Audrey Hepburn, Nicole Kidman, Pamela Anderson… se quiséssemos poderíamos listar várias das mulheres mais belas e famosas. São ídolos de uma geração que esta preocupada cada dias mais com a aparência. De fato, todos nós, por mais que critiquemos a sociedade, estamos inseridos ativamente nela.



De que forma? No modo em que cortamos o cabelo, no jeito que pintamos as unhas, que compramos um carro novo ou a roupa da estação. Não que isso não esteja independente de sexo, até porque hoje á muitos homens que se preocupam com a aparência, mas sejamos sinceros, a cobrança para a mulher é muito maior.



Talvez por isso que as revistas que mostram o corpo escultural da mulher, seja bem mais vendido do que a ultima obra de Jorge Amado, por exemplo.



Com tanta cobrança pelo belo na visão da sociedade, as vezes nos esquecemos do que é realmente belo para nós, vem com isso o medo de ser ‘estereotipado’ pela sociedade consumista, como o diferente, o excêntrico.



Chega a ser uma meta de vida, o corpo perfeito! E com isso, as vezes até a saúde é prejudicada, já ouviu falar nas doenças da moda? São elas a Anorexia e a Bolimia que são a busca compulsiva pela magreza, e a Vigorexia que é a busca por um corpo malhado, estilo modelo de academia.



Pessoas na busca da dessa ‘meta’ se submetem a cirurgias plásticas, a cosméticos e tratamentos com promessas milagrosas, regimes sem fundamento colocando muitas vezes sua própria saúde em risco.



No final das contas, as pessoas acabam parecendo ratos de laboratório e não elas mesmas. É estranho perceber o quão grande é nossa parcela de culpa nisso, mas lembre-se que, até comprando um tênis novo, você já está fazendo parte dessa sociedade manipuladora.

0 comentários:

Postar um comentário