Filme: Batman


Durante os anos 80, a Warner buscou diversos meios para levar o Batman aos cinemas, provavelmente empolgados com a aceitação que o Superman recebeu do público após sua adaptação para a tela grande.

O primeiro roteiro foi finalizado em 83. Por alguns anos, o projeto circulou em Hollywood, sendo que nunca saia do chão. Esse roteiro foi reescrito 9 vezes pois a Warner queria um filme com tom leve e fanfarrão como a série dos anos 60. O Cavaleiro das Trevas, graphic novel escrita por Frank Miller foi lançada, fez um sucesso estrondoso e tirou essa idéia besta da cabeça dos figurões da Warner, que resolveram deixar o tom do filme o mais sério possível.


Vários atores foram considerados para o papel de Bruce Wayne, como Mel Gibson, Dennis Quaid, Harrison Ford, Tom Selleck, Kevin Costner; para o Coringa pensaram em atores como Tim Curry, Willem Dafoe, James Woods e até David Bowie. O filme começou a sua produção em outubro de 88 e, no mesmo ano, rolou uma greve dos roteiristas de Hollywood. As filmagens não foram fáceis pro Tim Burton que deu a seguinte declaração sobre a sua experiência dirigindo o primeiro filme:

“Foi uma tortura. O pior momento da minha vida”.

“Mesmo com esses problemas, um filme legal foi feito. Batman estreou em junho de 89”

Mesmo com esses problemas, um filme legal foi feito, mesmo sob reclamações de fãs sobre o fato do Coringa ser o responsável pela morte dos pais do Bruce Wayne, o filme foi um sucesso, quebrando recordes na sua época e deixando a Warner feliz. O filme tinha o que muitos fãs estavam esperando há tempos. Um Batman atormentado, com seus gadgets mais sóbrios.

Outro atrativo era o Batmóvel, que era absurdamente estiloso, mas que na prática era inviável, pois tinha a mobilidade de uma limusine, e caçar bandidos de limosine não deve ser muito efetivo. O Coringa do Jack Nicholson até o mês de julho de 2008 era considerado o Coringa definitivo no cinema.

Durante todo o filme temos pequemos easter-eggs para nerds, como a participação do Harvey Dent, interpretado pelo Billy Dee “Lando Calrissian” Williams, e toda aquela folia louca. O final do filme era épico, com a silhueta do Batman e o bat-sinal iluminando os céus da noite gélida de Gotham.

0 comentários:

Postar um comentário