Direito ou Dever?

O primeiro turno acabou, e no dia 31 de Outubro teremos o segundo. Quer dizer que, nenhum candidato chegou a ter mais de 50% de votos (é necessário ter 50% mais um voto para vencer a eleição no primeiro turno). Isso é mais uma prova de que o voto no Brasil – por mais que digam – não é democrático. Democracia segundo o dicionário Aurélio é um regime político que se funda na soberania popular, na liberdade eleitoral, na divisão de poderes e no controle da autoridade.

Qual é a liberdade que temos quando estamos sendo obrigados? Talvez se existisse realmente vontade, existiria maior responsabilidade e assim melhores resultados. Elegendo humoristas, dançarinas de funk, jogadores de futebol ou boxeadores, só estamos fazendo com que a profecia de Cazuza se confirme. “Transformam um país inteiro em um puteiro, por que assim se ganha mais dinheiro.”

Nos Estados Unidos o voto não é obrigatório, não querendo comparar um país de primeiro mundo com o Brasil, pois lá eles aprender desde pequenos a serem patriotas. Coisa que aqui é bem esquecida. Problemas não são uma exclusividade das terras Tupiniquins, mas eles poderiam ser amenizados (AMENIZADOS!) com soluções simples.

Em primeiro momento veríamos certo declive em relação a eleitores, mas esses poucos realmente teriam responsabilidade social e sentiriam o poder de fazer alguma coisa boa pelos seus semelhantes nas mãos.

Com o tempo essa massa democrática infectaria o resto da população com a educação, o respeito e aí sim, a democracia. O voto consciente. Na teoria temos a liberdade, na pratica, quando eles precisam do nosso voto, do voto do mais miserável que se vende por uma cesta básica, a teoria é apagada, dando lugar ou egoísmo.

Se o povo aprendesse a votar, talvez nossos netos viverão em anarquismo e não em ditadura disfarçada de Capitalismo.

0 comentários:

Postar um comentário