Φωτογραφία*

Hoje em dia sabemos das mil possibilidades de pedirmos aos nossos pais uma câmera digital, afinal achamos hiper retro e fora de moda aquelas câmeras analógicas, com filme e etc., mas estamos completamente errados, quer dizer certos. Na escolha dessas duas, ficaremos indecisos, afinal em questão de qualidade e estilo vai dar empate.
Para dar uma ajudinha: Filme X Digital

**E agora, quando filme é melhor que digital?

Quando você precisa de fotos de alta qualidade. Para conseguir uma imagem digital com qualidade minimamente comparável é preciso um investimento bem alto (e improvável para a maioria dos mortais). O filme nos fornece mais alcance dinâmico que qualquer câmera digital.
Quando você quer apenas aprender mais que o básico. O digital é uma ótima forma de aprender a fotografia. Você tem uma resposta rápida e o custo é baixo para experimentar infinitamente. Realmente é ótimo para aprender o básico. Mas para aprender os verdadeiros truques e conhecimentos que fazem de alguém um ótimo fotógrafo o filme é muito mais interessante. Pegue uma câmera analógica sem controles automáticos e você realmente vai começar a pensar no que está fazendo… Você planeja mais cada foto, pois, além de ter um número bem limitado de poses, não tem como simplesmente olhar o LCD e ver se ficou certinho.
Quando você quer experimentar métodos diferentes de processamento. Digitalmente parecermos ter milhões de opções para processar nossas imagens. Depois de fotografar em RAW podemos transformar em Preto e Branco, adicionar efeitos, deixar super saturada, e por aí vai… Já com filme você realmente consegue resultados muito diferenciados no processamento. Cada pequena decisão (desde a compra do filme, pois cada um tem uma característica própria) vai ser pensada e poderá te dar os mais variados resultados. Podemos fazer um processamento cruzado em um slide e conseguir resultados totalmente diferentes. As simulações digitais de processamento somente conseguem imitar, de forma super limitada, o completo controle que temos fazendo isso com filmes no darkroom.
Quando você quer fotos que não ficarão ultrapassadas. O filme nos dá uma imagem final de qualidade atemporal. Ao contrário do digital não inventam a cada ano uma câmera (ou filme) com melhor resolução deixando todas as suas fotos obsoletas de uma hora pra outra. As câmeras digitais hoje são maravilhosas, mas dissemos a mesma coisa a 5 anos atrás, e quem tem uma digital de 5 anos de idade sabe muito bem como elas já são consideradas ultrapassadas.Com o filme isso não acontece.
Quando você tem S.A.E. Fotógrafos são os maiores portadores de SAE (Síndrome de Aquisição de Equipamentos.) Se você fotografa digitalmente suas opções são limitadas à pequenas opções de lentes normalmente somente relacionadas ao modelo da sua câmera. Coincidentemente essas pequenas opções também são muito caras. Quem fotografa com filme conhece o outro lado da história: compram um mundo de corpos e lentes por qualquer motivo. E o engraçado é que não sai caro. São equipamentos de qualidade e ainda sim muito baratos. Comprar uma câmera totalmente bonita e funcional por menos de 50 dólares é algo inimaginável para fotógrafos digitais. E dá para achar câmeras analógicas que fazem imagens incríveis por esse preço, além de lentes e milhares de acessórios!
E pra dar mais uma ajudinha, quando a digital é melhor que o filme.
Quando você precisa fazer muitas fotos sequenciais. Estou falando de situações em que você realmente precisa fazer muitas fotos por causa de algum evento específico ou trabalho. Como exemplo uma corrida de carros. Não que essas situações não possam ser fotografadas com filme, mas é que vai sair bem mais caro e complicado, a não ser que você seja um fotógrafo incrivelmente bom.
Quando as condições de luz mudam rapidamente. Uma das maiores inconveniências do filme é que não dá para mudar  o filme assim que você precisa de uma nova sensibilidade (ISO) – ou você termina com o rolo de filme ou volta tudo e escreve aonde parou (olha o trabalhão!) Já nas digitais é muito fácil e prático somente mudar, nas configurações da sua câmera e em segundos, o ISO desejado.
Quando você esta viajando por um período longo. Como são apenas poucas poses por filme você consegue acumular muitos rolos em uma viagem um pouco mais longa! Além do próprio custo do filme e da revelação isso ocupa bastante espaço! Fotos digitais, não ocupam quase nada de espaço, principalmente se você já carrega um notebook com você.

Quando você não quer gastar dinheiro. Existe com certeza um equilíbrio nos custos de digital X filme, mas nem todas as situações justificam o preço de cada foto de filme, e pronto. Em algumas situações você nem vai querer revelar as fotos mesmo, porque não deixá-las de uma vez somente no computador?


*Φωτογραφία = Fotografia = desenhar com luz e contraste
** Textos feitos com a ajuda do blog www.dicasdefotografia.com.br.


E pra quem se atrasou com as fotos do concurso uma pequena prorrogação, mas não é por muito tempo não viu, então corre lá pra tirar as fotos.
*01-                     Como nossos amigos são muito importantes para nós esse vai ser o tema “Como ser feliz com seu melhor amigo”. Então você e mais um amigo ou vários amigos vão tirar uma super foto espontânea.
*02-                     E para os espertos de plantão, não vale photoshop, montagem, colagem, não vale nada que modifique a naturalidade da foto, seja criativo ou natural.
*03-                     Todos os alunos de todas as series e idades podem participar. As fotos devem ser mandadas por e-mail (valendo uma única foto por aluno), 1concurso.talento@gmail.com, no caso este, contendo no e-mail: nome do fotografo, serie e nome dos amigos.
*04-                     Após exame minucioso das fotos, a bancada julgadora ira escolher uma foto para representar cada sala. As fotos escolhidas irão aparecer no blog, onde outros juízes irão escolher a mais bonita e criativa.
*05-                     Premiação: para o grande fotografo um certificado com seu nome, consagrando-o um ótimo fotografo de amigos. O certificado será postado aqui no blog juntamente com a fotografia.
06-                     Período de inscrição: as inscrições só valerão com a foto junto e por e-mail, caso contrario será desclassificado. As inscrições rolam do dia 19/05/2010 até o dia 02/06/2010.
07-                     Período de avaliação: os juízes irão escolher as melhores fotos nos dias 03,04 e 05/06, indo em seguida para o blog as fotos escolhidas de cada sala.
08-                     Período de avaliação da melhor foto: a melhor foto será escolhida entre os dias 06,07e 08/06.
09-                     Apresentação do resultado: no dia 09/06/2010 a melhor foto será postada no blog junto com o certificado.

* O tema e as regras continuam os mesmos, a única coisa que mudou é a data de encerramento das inscrições, analise das fotos e premiação.


Flavia Britto.

0 comentários:

Postar um comentário