Politéia

Politéia, do grego Πολιτεία era como a forma que os antigos usavam para se referir as cidades-estados, também conhecidas como polis. Essas polis funcionavam como países e por isso, também tinha sua propria política.
O que é Política? Se escrevermos essa pergunta no Google em menos de quinze segundos mais de 30.000.000 de resultados te dariam um sentido conotativo a respeito. Política nada mais é do que a arte e a ciência da organização, ou ao menos deveria ser.
Quando a política surgiu, na cidade grega de Atenas, o intuito dos sábios era fazer com que as pessoas tivessem o direito de optar pelo seu país, cidade ou estado elegendo um nobre para governar esse território.

Falar de política com os homens modernos não é uma tarefa facil. Isso porque estamos tão desconfiados e assustados com o que vimos dos nossos atuais profissionais do ramo que acabamos desgostando da situação sem sequer nos aprofundarmos para melhor entender do assunto. Política em seu sentido original se referia a tudo o que é urbano, civil e publico.

Aristóteles já dizia: ‘O homem é um animal político’. Concordando ou não, Alguns políticos de hoje em dia nada mais são do que animais que não vão atrás do alimento e sim do dinheiro contribuindo cada vez menos com a educação, a saúde, o lazer, a cultura... Enfim, com os cidadãos que o fizeram ser eleito.

As eleições hoje são feitas com democracia, ou seja, os cidadãos são quem escolhe quem vai ficar no poder por quatro anos fazendo parte da política interna ou externa. Essa é a hora em que vários desses candidatos fazem promessas, criam um paraíso nas cabeças dos que tem pouco para depois jogar a realidade triste e pobre.

Neste ano de 2010, temos as eleições para a corrida presidencial e para elegermos alguns deputados. Ao todo são eleitos 513 deputados para fazer parte do poder Legislativo nos parlamentos bicamerais.
Bicameralismo é a prática política em que a legislatura de um país é dividida em duas casas ou cameras, na maioria dos casos a ‘camara baixa’ Câmara dos Deputados ou de Representantes) e câmara alta (Senado).
O voto só é obrigatório após os 18, mas quem tem 16 já pode exercer essa cidadania. Infelizmente, o prazo para tirar o seu título de eleitor já foi encerrado, mas em 2012 teremos as eleições para prefeito e vereador, porque não ajudarmos a melhorar a nossa cidade?

2 comentários:

Instituto Athenas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana disse...

Pois é, participar da política seria importante, mas muitos não dão importância ou como vc disse Emy, estão desconfiados demais.
Amei a matéria :D

Postar um comentário