Economês – Entrevista com o professor João Guilherme


A linguagem usada pelos economistas parece grego para nós, leigos no assunto. E essa ciência que estuda a produção, distribuição e consumo, é cheia de termos que a maioria das pessoas desconhece o significado.
Sendo assim, o professor e economista João Guilherme cedeu gentilmente seu tempo para nos esclarecer algumas dúvidas sobre a questão. 

Blog: Como você define economia?
João Guilherme: A definição básica para economia é a colocação dos recursos para fins alternativos.
A economia é uma ciência humana que interage com diversos campos do conhecimento, incluindo sociologia, filosofia, religião, psicologia, direito. 

Blog: E onde essa ciência se aplica?
João Guilherme: Na vida de todos. A economia depende, por exemplo, se você conseguirá comprar um desejado Nintendo Wii.
O principal problema que essa ciência tenta resolver é a utilização dos recursos escassos, já que nossas necessidades são infinitas.

Blog: Qual o intuito do uso de seus termos exclusivos?
João Guilherme: Qualquer ciência tem termos próprios que os leigos podem não entender. A economia dá a impressão de ser impermeável, pelo que ouvimos ou lemos sobre ela, mas toda ciência é assim. 

Blog: Quais são os termos mais usados e seus respectivos significados?
João Guilherme: Posso citar crescimento econômico, a inflação que se trata do aumento generalizado do nível de preços. As questões do emprego e desemprego, que evolve a todos. Taxa de juros, que está diretamente relacionada ao custo do dinheiro e por fim, taxa de câmbio que é o valor da moeda.  

Blog: Que instruções podem ser dadas para os leigos?
João Guilherme: A primeira parece óbvia, mas muitas pessoas fazem isso: não gaste mais do que você ganha. Temos que tomar muito cuidado também com o cartão de crédito, pagar a taxa mínima da fatura gera um considerável prejuízo.
E é fundamental ter interesse pela economia, para evitar ser enganado. Busque conhecimento através de jornais, buscando informações a respeito, e quaisquer dúvidas podem falar comigo. 

Blog: Em sua visão esta linguagem é responsável pelo desinteresse e exclusão de uma parcela significativa da sociedade junto ao tema?
João Guilherme: Sim, existe pouco interesse. E para as pessoas que dominam o assunto não é conveniente torná-lo popular, já que informação é fonte de poder. Isso acaba intimidando os leigos.

Blog: Se a linguagem fosse mais fácil a economia teria outros rumos? Quais?
João Guilherme: Provavelmente. A linguagem mais fácil ajudaria para que as pessoas se interessassem mais, até mesmo as que se intimidam.
A economia não seja nenhum bicho de sete cabeças, e sim, uma ciência que todos deveriam buscar conhecer, pois está presente no nosso dia-a-dia.

Professor João Guilherme, foi muito gratificante a oportunidade de conversarmos sobre economia. Apreciamos suas respostas para as nossas questões, e a equipe do blog gostaria de agradecer. 

Por Mariana Andrade

0 comentários:

Postar um comentário