Bullying leva ao SUICÍDIO?!

Formas de agressão física e verbal, que ocorrem de forma sistemática e repetida, são comuns a vários ambientes, como escolas, universidades, trabalho e vizinhança, e também a vários países espalhados pelo globo.

Esse tipo de agressão é chamado bullying, e tem sido um assunto mais repercutido a cada dia, devido a seus resultados sérios e preocupantes. Vários casos foram constatados sobre adolescentes e pré-adolescentes que sofrem com a violência que pode ser desde um simples apelido, sem importância para quem chama mas muito incômoda para quem é o apelidado, até agressões físicas, chantagens e isolamento social.

Um caso de bullying que levou um garoto do País Basco a cometer suicídio, se tornou mundialmente famoso e é um dos mais extremos. Jokin Cebrio, de 14 anos, era perseguido e maltratado pelos colegas, e se calou até não mais conter-se e contou aos pais o que se passava. Quatro dias após a confissão, se atirou das muralhas da cidade de Hondarribia, suicidando-se.

O bullying não é uma simples agressão, pois pode acarretar problemas psicológicos como depressão, baixa-estima, isolamento, e pensamentos sombrios.

De acordo com o cientista sueco, Dan Olweus, o bullying ocorre quando há comportamento agressivo e negativo, executado repetidamente, e este acontece num relacionamento onde existe um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Os bullies, pessoas que se encarregam de maltratar as outras, normalmente apresentam comportamentos tais como: críticas maldosas contra a vítima, rumores sobre ela, recusa de interação com a mesma e até intimidação daqueles que se aproximam da vítima.

Caro leitor, atente-se ao ambiente em que se encontra, e que tipo de relações você, seus amigos e colegas desempenham. Não deixe de corrigir deslizes de comportamento tanto seus como das pessoas de seu convívio, pois estará ajudando este hábito a se tornar impopular. Façamos nossa parte!



Por Yasaka

3 comentários:

Mariana disse...

O bullying é uma forma séria de agressão que tem se espalhado, infelizmente.
O incentivo para combatê-lo deve ser dado, o texto ficou muito bom ;)

Emily disse...

Parabéns, Ya ...
é bom sbermos mais sobre esse assunto que pode levar a consequencias tão sérias.

Flavia disse...

Consequencias essas neh Emily que podem ser fatais pra quem comete ou sofre Bullying!
Parabens Yasaka, a materia ficou otima!

Postar um comentário