Amor: sentimento ou capitalismo?

Se perguntássemos o que o dia 12 de Junho, o dia dos namorados significa, você, provavelmente responderia que é uma data para comemorar o amor e a amizade, certo?

Bom, na realidade, isso não é uma verdade. O dia dos namorados começou na Roma antiga, no século III. Devido às guerras nesse período, o imperador Cláudio II havia proibido os casamentos, acreditando que solteiros eram melhores guerreiros.

Indo contra isso, o Padre Valentim continuou celebrando casamentos, por isso foi condenado e preso. Mesmo dentro da cela, se apaixonou pela filha cega de um carcereiro que milagrosamente voltou a enxergar. Antes de partir, Valentim deixou uma carta onde assinava como ‘Do seu Valentim’ por isso o nome em inglês Valentine’s Day (Dia do Valentim).

Na América do Norte, essa data é comemorada no dia 14 de Fevereiro, que foi a data de falecimento de Valentim e também por ser o dia do primeiro acasalamento dos pássaros no ano, segundo os costumes da Idade Média.

Tudo bem, mas porque aqui no Brasil comemoramos no dia 12 de Junho? Simples, tudo isso é questão de Marketing, de negócios. No mês de Junho as vendas estariam em baixa por causa da falta de datas comemorativas, logo escolheram o dia doze e as coisas se acertaram. Logo as lojas ficaram lotadas de artigos para casais e corações decorando estantes e vitrines.

O que antes era um cartão com um ‘eu te amo’, hoje são jóias, perfumes, roupas, sapatos e relógios. As pessoas se tornaram tão materialistas a ponto de se esquecerem que amor não se compra com roupas finas ou jóias caras, mas sim com um sentimento verdadeiro entre ambos, as vezes mais vale um sincero presente de poucos reias do que uma roupa de uma marca fina, o que realmente importa é o sentimento que se coloca no mesmo, Amar não é capitalizar.

0 comentários:

Postar um comentário