Tecnologia 3D invadindo os lares

Presente em nossas vidas desde 1928, a televisão passou por incríveis mudanças até os dias atuais. A mais recente e comentada novidade são as televisões em três dimensões. Já se tornou conhecimento comum que esta tecnologia existe e está a evoluir.
A tecnologia 3D é baseada na polarização da luz, que se trata de uma radiação eletromagnética que se propaga em apenas um plano, sendo assim, a luz polarizada não se propaga em todas as direções. E para a televisão, existem dois tipos de 3D: A que apreciamos nas telonas do cinema, que faz uso de tela polarizada e um óculos polarizador de luz. E o outro tipo é com a utilização dos óculos ativos, acessórios com um preço alto, onde as lentes são como monitores, que variam de uma imagem escura à transparente. Assim a televisão gera imagens diferentes de forma muito rápida e sincronizada com cada lente dos óculos ativos, onde o olho humano não consegue perceber a imagem piscando.
Recentemente, a Philips apresentou uma TV 3D que, segundo ela, os óculos não são necessários para visualizar os efeitos da nossa nova mania tecnológica preferida. A TV suporta resolução alta e o processamento de dados também acompanha as altas resoluções, permitindo um efeito 3D com um contraste elevado. Como nem tudo são flores, o preço desta incrível invenção pode chegar a 57 mil reais.
Outro fato a ser citado é a existência dos hologramas. A holografia consiste em uma maneira de apresentar imagens 3D usando apenas a luz. Ela é capaz de reproduzir a imagem de um objeto fazendo-o parecer real.
A tecnologia dos hologramas ainda precisa ser ajustada para chegar à televisão, mas existem protótipos que garantem um 3D real e de boa qualidade. A previsão para o 3D holográfico com disponibilização no mercado varia entre 5 a 10 anos. Vale a pena esperar para conferir essa evolução das três dimensões.

0 comentários:

Postar um comentário