É Arujá, meu Arujá


Durante os últimos meses do mês de maio e a primeira semana de junho, comemora-se o 51º aniversario de Arujá e seus 158 ano de fundação. Durante essa semana o Prefeito Abel Larini e toda Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Arujá, nos oferece uma das festas mais esperadas do ano pelos jovens da cidade e região. Festa essa que é dividida em duas partes, uma que acontece na Avenida Amazonas, com um palco principal e barracas variadas com vendas de doces e salgados, já na Praça do Coreto temos barracas típicas como, por exemplo, barraca da Alemaha, Itália, Espanha, Japão, na praça também foi instalado um palco onde alem de apresentações de dança, teatro, Coral e Orquestra da Escola Livre de Musica de Arujá, teremos bandas locais. A festa teve seu inicio no dia 28 de maio (sexta feira) com apresentações nos dois lados da Festa. Bom pessoal agora pra que vocês possam sair daqui e ir curtir a festa de Arujá algumas curiosidades que poucas pessoas que moram nessa cidade não sabem.



Conheça o Brasão
Terciado em faixa ondada de azul, com doze peixes também de prata, tendo o escudo sanítico de campo de prata com chefe duas estrelas de goles e na ponta a cruz da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo. Coroa mural de prata.

Simbologia
A faixa ondada com peixes de prata representa o nome Arujá (em tupi: Aru-ya), abundante de peixinhos, chamados no Estado de São Paulo de barrigudinhos, como se lê em Teodoro SampaioO Tupi na Geografia Nacional.
As duas estrelas em chefe representam os símbolos do Escudo de Armas do Brasil (com seu ornamento exterior) e do Estado de São Paulo (com o seu timbre sobreposto ao Escudo do mesmo Estado). A Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo é o símbolo tradicional do Brasil, já figurando nas caravelas do descobrimento, no Escudo do Brasil-Reinado e do Brasil-Império e, no espiritual, o Brasil pertenceu à nossa Ordem.
Trata-se de um brasão parlante, representando o seu próprio nome, isto é, a sua toponímia, Arujá, como figura central da sua simbologia. Foi conseguido o máximo de simbologia heráldica no mínimo de representação, o que constitui o ideal dos brasões heráldicos de domínio.
A coroa mural de prata é o símbolo de domínio. Representa autonomia política do município e símbolo de autoridade.


Conheça Nossa Bandeira




A Lei de nº 171/68 dispõe sobre a criação da bandeira do município de Arujá: A bandeira é de formato retangular, dividida em quatro campos iguais, sendo dois azuis celeste, (cor do céu) e dois brancos, tendo no centro o brasão de domínio do município. A bandeira de Arujá foi desenhada pelo funcionário da Prefeitura do município de Arujá, Juvenal Barbosa, durante a administração do prefeito Benedito Manoel dos Santos, no ano de 1968.
O projeto e a distribuição da bandeira nas escolas e repartições públicas em Arujá foi uma cortesia do Lions Clube de Arujá.




 Domadoras do Lions Clube de Arujá, 1976.
 Marcília Favier, Eduarda Alexandre, Tosca
 Estevan e Emília Madeira


Juvenal Barbosa             


Fonte: Livro - Arujá Cidade Natureza
Autor: João G. Machado


1 comentários:

Anônimo disse...

QUE BOOM!

Postar um comentário